Os 5 melhores cursos de cerveja artesanal

Cursos de cerveja artesanal

Se você está aqui para aprender a preparar cerveja, você está no lugar certo. Nós selecionamos diversas sugestões de cursos de cerveja artesanal!

A cerveja é uma das mais antigas bebidas produzidas pelo homem – na verdade, muitos cientistas e historiadores acreditam que a produção de cerveja foi iniciada há, pelo menos, 6000 anos antes de Cristo.

A descoberta do processo de fermentação iniciou uma enorme mudança na forma como os humanos interagiam com certos tipos de culturas, estilos de vida e questões de saúde pública. Os sumérios até acreditavam em Ninkasi, deusa da cerveja!

Apesar dessa longa história, o mundo está passando por um renascimento no que diz respeito aos meios de fabricação de cerveja, levando ao ressurgimento de microcervejarias e ao compromisso com a fabricação artesanal.

Cursos de cerveja artesanal

A popularização da cerveja artesanal

A cerveja artesanal tornou-se mais difundida nas prateleiras das lojas, a medida que o interesse de uma parcela considerável dos consumidores perdeu o interesse por cervejas lagers leves e passou a investir em alternativas diferenciadas.

Nesse cenário, muitas pessoas se voltaram para a fabricação de cerveja artesanal em casa como um meio de não apenas economizar dinheiro em cerveja, mas também de criar e moldar novas formas, estilos e sabores da bebida.

É difícil acreditar que mesmo as melhores e piores cervejas sejam compostas pelos mesmos ingredientes básicos: grãos (geralmente malte de cevada), lúpulo, fermento e água.

Ajustar um pouco a fórmula pode produzir todos os tipos de cervejas, mas o processo é basicamente o mesmo: preparar os ingredientes, resfriar e fermentar a cerveja, desinfetar e engarrafar a cerveja após a fermentação e permitir que a levedura fermente os açúcares adicionais.

Por que fazer um curso de cerveja artesanal?

Ficou surpreso com a facilidade para se fabricar cerveja artesanal? Pois é! Esse é realmente um processo mais simples do que muitas pessoas imaginam e pode ser reproduzido até mesmo em casa (mesmo que você viva em um apartamento!)

Talvez seja por isso um número cada vez maior de pessoas esteja procurando por cursos de cerveja artesanal, desejando iniciar uma fabricação como hobby ou, quem sabe, até mesmo profissionalmente.

Existem inúmeros cursos de cerveja artesanal, por isso, resolvemos reunir em um único lugar alguns dos melhores programas de educação e certificação sobre esse tema!

Esses programas normalmente são rigorosos e abrangem tópicos de fermentação, microbiologia, bioquímica, química, física, administração de empresas e outros cursos relacionados à fabricação de cerveja.

Mas se você não deseja se aprofundar tanto em um curso de cerveja artesanal, selecionamos algumas sugestões de cursos que abordam temas como armonização e degustação de cervejas!

E você não precisa nem mesmo sair de casa! Existem inúmeros cursos online de alta qualidade. Confira a seguir a nossa seleção:

Cursos de cerveja artesanal

Curso Online Homebrew – A Arte de fazer Cerveja em Casa

Para auxiliar quem deseja iniciar no mundo da produção de cerveja artesanal, a Universidade Online de Viçosa criou um curso de Homebrew, abordando desde a escolha da cerveja, passando pela moagem dos grãos, o passo a passo da produção a partir do malte, a produção de cerveja sem glúten, até o envase e carbonatação.

O curso é detalhado e mais técnico, mas garante aos alunos um certificado digital e impresso, após a conclusão da carga horária de 60 horas de estudo, que inclui 166 minutos de vídeos demonstrativos, 276 páginas de conteúdo escrito, além de exercícios e avaliações.

Confira mais detalhes sobre esse curso

Curso online para montar uma microcervejaria e produzir cerveja artesanal

Muitos dos cursos de cerveja artesanal disponíveis no mercado são indicados, sobretudo, para quem deseja produzir cerveja como hobby. Esses cursos, portanto, ensinam os processos necessários, mas não ensinam a escalá-los para uma produção maior.

Pensando nisso, a Universidade Online de Viçosa criou  uma versão especial para microcervejarias do seu curso de cerveja artesanal. Com ele, você aprenderá sobre principais tipos e estilos de cerveja, instalações e equipamentos necessários a uma cervejaria, matéria-prima, as fases de produção, envasamento, limpeza e sanitização, estratégias de comercialização e marketing e muito mais.

Esse curso conta com mais de 282 minutos de vídeos demonstrativos e 412 páginas de conteúdos, além de exercícios. Ao final do curso, o aluno tem direito ainda a uma certificação digital e impressa.

Confira mais detalhes sobre esse curso

Curso sobre cervejas especiais e cultura com Marco Falcone

Cultura Cervejeira é uma marca criada pelo Mestre Cervejeiro e Beer Sommelier Marco Falcone para o fortalecimento do setor de cervejas especiais. O primeiro conteúdo criado pelo Mestre Falcone é o curso Cervejas Especiais e Cultura.

São 06 módulos com um total de quase 3h de duração nos quais são apresentados temas desde as origens da cerveja e sua importância para o estabelecimento das primeiras civilizações na antiga Suméria, passando pelos Babilônicos e pelo antigo Egito e chegando até as escolas modernas e atuais pelo Brasil e pelo mundo.

Para acompanhar tantas boas histórias não poderiam faltar degustações. Guiadas pelo Mestre Falcone, são 6 degustações de cervejas especiais harmonizadas com estilos de queijos diferentes.

Esse é um excelente curso para quem ainda não tem intenção de fabricar sua própria cerveja, mas deseja aprender a degustar e harmonizar cervejas.

Confira mais detalhes sobre esse curso

Curso de cerveja artesanal Pollux

O curso é orientado para quem deseja aprender a fazer cerveja do zero, mas não possui nenhum conhecimento específico sobre os produtos ou sobre os processos.

O curso oferece todas as informações necessárias para você aprender a fazer sua própria cerveja, sendo dividido em 12 vídeos agrupados em 3 módulos, com o apoio de uma apostila criada exclusivamente para acompanhar passo a passo a produção.

A apostila servirá de apoio para a fabricação, podendo ser consultada ao longo de toda a produção.

Tanto nos vídeos como na apostila, são propostas dicas do que fazer e do que não fazer. Além disso, a equipe responsável pelo curso se dispõe a responder qualquer dúvida sobre o processo de fabricação a partir de um contato de email com alunos.

O formato mais extenso e detalhado, assim como a disponibilidade dos professores para resolução de dúvidas dos alunos torna esse curso ideal para quem se sente menos seguro com cursos online.

Confira mais detalhes sobre esse curso

Curso online – Como fazer cerveja artesanal

Os instrutores Domingos Figueiredo e Thiago Moreira ministram cursos de cerveja artesanal há 4 anos, tendo formado mais de 200 alunos em uma das maiores Brew Shops do país.

Juntos já somam mais de 1000 litros produzidos, tendo com base a BJCP,  o guia internacional de receitas de cerveja, através do software “Beersmith”, o mais utilizado no mundo.

O curso é formado por 14 vídeo aulas, além de uma apostila de 25 páginas e um guia de receitas internacionais em português.

Seu conteúdo completo, porém objetivo e didático, combinado ao preço acessível tornam esse curso uma excelente alternativa para quem quer começar a fabricar sua própria cerveja artesanal. Incluindo 14 vídeos aulas, apostila com 25 páginas e guia de receitas internacionais em português.

Confira mais detalhes sobre esse curso

Qual curso de cerveja artesanal devo escolher?

Cursos de cerveja artesanal

Nós selecionamos alguns dos melhores cursos sobre cerveja artesanal disponíveis. No entanto, no fim das contas, a escolha continua sendo sua!

Busque avaliar quais itens são mais importantes para você, como algumas das seguintes:

  • Certificação digital ou impressa;
  • Professores carismáticos;
  • Conteúdo acessível;
  • Conteúdo técnico e aprofundado;
  • Conteúdo em vídeo;
  • Conteúdo em texto;
  • Provas e exercícios;
  • Baixo custo;

Priorizando o que você realmente considera importante em um curso, fica mais fácil escolher qual será o seu curso de cerveja artesanal!

E você? Pretende fabricar cerveja em casa? Conta pra gente aqui nos comentários 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário
Por favor, insira o seu nome aqui